segunda-feira, 28 de maio de 2012

Sistema de aterramento


24 (CESGRANRIO – CEF/2012) O funcionamento adequado dos dispositivos de proteção do tipo diferencial-residual depende diretamente do esquema de aterramento utilizado na instalação elétrica. Qual esquema de aterramento impossibilita o funcionamento adequado dos dispositivos de proteção do tipo diferencial-residual?

(A) IT
(B) TN-C
(C) TN-C-S
(D) TN-S
(E) TT

                Primeiramente devemos saber como funciona o interruptor diferencial-residual (DR), conforme a WEG, O Interruptor DR mede permanentemente a soma vetorial das correntes que percorrem os condutores de um circuito. Se o circuito elétrico estiver funcionando sem problemas, a soma vetorial das correntes nos seus condutores é praticamente nula. Ocorrendo falha de isolamento em um equipamento alimentado por esse circuito, irromperá uma corrente de falta à terra. Quando isto ocorre, a soma vetorial das correntes nos condutores monitorados pelo DR não é mais nula e o dispositivo detecta justamente essa diferença de corrente. Da mesma forma, se alguma pessoa vier a tocar uma parte viva do circuito protegido, a corrente irá circular pelo corpo da pessoa, provocando igualmente um desequilíbrio na soma vetorial das correntes. Este desequilíbrio será também detectado pelo DR tal como se fosse uma corrente de falta à terra.
                Por isso quando o DR for sensibilizado o neutro não pode ser condutor do tipo PEN (neutro + terra), pois se for o mesmo condutor, a corrente de fuga irá passar pelo condutor neutro que acumula a função de proteção e neutro e o DR não conseguirá “enxergar” essa fuga pois estará passando a corrente de falta por esse condutor PEN e consequentemente as somas vetoriais das correntes serão praticamente nulas, não sensibilizando o DR. Na figura abaixo mostra o funcionamento:

                Então no esquema de aterramento TN-C, onde o neutro e a proteção tem o mesmo condutor (PEN) não poderá ser utilizado com o DR, pois como vimos antes o DR não conseguirá atuar com esse tipo de aterramento.
                Na NBR 5410 no capítulo 5. Proteção para garantir segurança, no item 5.1.2.2.4.2 Esquema TN, letra f, diz claramente que não se pode utilizar DR com o sistema de aterramento TN-C.
                Se tiver maior curiosidade sobre sistemas de aterramento, na mesma norma, dê uma olhada no cap. 4.2.2 Esquema de aterramento, onde está detalhado todos os tipos de aterramento.
                A resposta da questão é a Letra B

Um comentário: